top of page

Justiça

Justiça é um conceito complexo, atravessado por diversos aspectos. Quando pensamos em justiça, devemos levar em consideração aspectos culturais, sociais, éticos e morais. Porém, quando nos referimos à justiça divina, falamos de algo maior.


Primeiramente precisamos saber de qual justiça estamos falando: a dos escribas e fariseus ou a justiça do Reino de Deus? Segundo o dicionário, justiça significa o respeito à igualdade de todos os seres humanos, principio básico que mantém a ordem social.


No entanto, no entendimento bíblico podemos ir além. Este é um atributo divino que foi compartilhado na criação e que faz parte de nossa imagem e semelhança com Deus. Com o pecado essa virtude foi manchada.


Biblicamente podemos entender a justiça como um padrão moral através do qual a conduta humana é avaliada, oportunizando a cada um a exata retribuição de suas ações. Na justiça o ser humano tem a medida adequada entre o que faz e o que recebe, como podemos ver no Antigo Testamento “olho por olho e dente por dente”. Porém, esse é o padrão de justiça dos escribas e fariseus.


A justiça de Deus ultrapassa a dos fariseus e desta forma, quanto mais o individuo se aproxima de Deus, mais ele se aproxima do padrão de justiça divina, onde aquele que tem o poder para julgar se esforça para tornar justo o pecador e não para dar a sua justa retribuição, que seria a morte eterna.


“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”. Rm 3.24


Assim, o padrão da justiça de Deus não se manifesta somente no aspecto moral, que retribui a cada um, segundo aquilo que fez, mas sim como um dom gracioso que proporciona justiça àqueles que não merecem.


Portanto, aproximemo-nos de Deus para que não vivamos a justiça dos escribas e fariseus, que usam o padrão moral estabelecido por Deus para condenar. Essa “justiça” não passa de “trapos de imundícia”. Que busquemos o padrão superior de justiça, onde aquele que é indigno de ser chamado justo alcança sua justificação quando PROCURA SE AJUSTAR às verdades da Palavra.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

Receba novidades sobre o MBCV

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV 

bottom of page