Previna-se,Cuide-se e Acredite
- Diná Gessler Nigolino | Capelã MBCV
- 27 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Chegando o mês de outubro e as mídias se voltam para a campanha do outubro rosa. O Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. E para este ano de 2018 a estimativa é de 59.700 novos casos segundo o INCA.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, aumentando assim as chances de tratamento e cura. A orientação é que a mulher faça a observação e a autopalpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal (no banho, no momento da troca de roupa, etc). Quando a mulher perceber algo diferente, deve buscar ajuda e orientação médica.
A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia. A doença é relativamente rara antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
Ao receber um diagnóstico positivo desta doença muitos são os pensamentos e angústias vivenciados pela paciente e familiares. É nesta hora que a Capelania desempenha seu papel de “ide” como igreja, visitando as pacientes em hospitais e domicílios, prestando atendimento espiritual, falando sobre a palavra de Deus, trazendo conforto e principalmente a esperança viva que há na palavra do Senhor.
O apoio nesta hora é fundamental, por isso nós, como igreja e embaixada do Senhor aqui na terra, levamos a novidade de vida que há em Cristo. Em Filipenses 4.6-7 Paulo orienta - “não andeis ansiosos por coisa alguma, antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graça; e a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e vossos pensamentos em Cristo Jesus”. Neste momento é preciso buscar orientação na palavra e orar com entendimento, para que assim possamos renovar a fé e fortalecer o espírito.
Cuide-se, previna-se, informe-se, busque ajuda e tratamento, lute e acredite! O Senhor é contigo.






































Comentários