Semeando autonomia e colhendo autoconfiança
- Bárbara Uchôa | Professora
- 3 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Uma das maiores preocupações dos pais é criar filhos que estejam preparados para encarar o futuro. Por esse motivo, alguns acabam sendo superprotetores e, de certa forma, controladores. Isso pode ser um problema se você quer que seus filhos sejam independentes. Quando um pai escolhe e decide tudo pelo filho, ele tira todo o seu poder de autonomia.
A autonomia é uma das características mais importantes no desenvolvimento dos filhos. Ela representa a independência e responsabilidade que o indivíduo terá quando crescer e, por esse motivo, é necessário incentivá-lo ao longo dos anos. Além disso, a autonomia infantil representa uma condição imprescindível para a construção da personalidade da criança, permitindo que, futuramente, ela possa resolver conflitos de forma crítica e assertiva.
A autonomia não está somente relacionada à habilidade de fazer as coisas por si, mas também está diretamente ligado ao desenvolvimento da consciência moral, o que possibilita que façam suas próprias escolhas, tomem decisões e busquem seus sonhos e desejos.
Ao contrário do que se possa pensar, incentivar e desenvolver a autonomia não é deixar a criança fazer o que quiser. Pelo contrário, é dar atenção para suas respostas e guiar para as melhores escolhas, mas sem decidir por ela ou ignorar sua opinião.
Seguem então algumas sugestões de boas práticas a serem adotadas pelas famílias que desejam criar seus filhos autoconfiantes e com autonomia:
Envolver a criança em tarefas domésticas de acordo com sua faixa etária;
Permitir pequenas escolhas da rotina ou de vestuário;
Permitir a aprendizagem da criança diante de erros e frustrações, incentivando a manifestação da opinião;
Dessa forma, é possível proporcionar momentos importantes para o desenvolvimento da autonomia da criança e ter tranquilidade no futuro, sabendo que seu filho tornou-se um bom cidadão inserido na sociedade. Podemos observar um exemplo dessa prática na Palavra de Deus. Em Provérbios 22.06 que diz: “Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!”.






































Comentários