ANSELMO DE CANTUÁRIA
- Gabriel Oliveira | Teólogo
- 11 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
QUEM FOI:
Anselmo de Cantuária nasceu na cidade de Aosta, por volta do ano de 1033, seu pai se chamava Gundulfo e sua mãe Ermemberga. Aos quinze anos de idade teve um ardente desejo de entrar para o mosteiro, mas não encontrou a aprovação de seu pai, o que lhe causou uma grande frustração. Por um período se encontrou em uma profunda tristeza, período também que perdera a sua mãe.
Aos vinte e três anos de idade saiu de casa, e aos vinte e sete anos entrou para um mosteiro, na Abadia de Bec, local onde mais tarde se tornaria o responsável. Sob o comando de Anselmo Bec se tornou uma grande referência academia, se tornando o principal centro de estudos da Europa, atraindo estudantes da França, Itália e muitas outras regiões.
ÉPOCA EM QUE VIVEU:
Anselmo viveu em um período conturbado, tanto na política religiosa quanto do Estado. Período este em que ocorreu o Cisma da igreja dividindo-a em Apostólica Romana e Apostólica Ortodoxa. Viveu em um período de grande intromissão do Estado na vida da igreja, fator que era assunto para grandes discussões.
PRINCIPAIS VIRTUDES:
Dedicava-se muito naquilo em que fazia, buscando manter a fé cristã, não tinha medo de lutar, e muito menos de defender a Santa igreja de Cristo. Escreveu grandes obras, contribuindo para a formação do pensamento reformista. Conciliava a fé com a razão, entendendo que após crer teria a capacidade de conhecer ainda mais a Deus.
PRINCIPAIS DIFICULDADES:
Desde muito novo teve oposição em suas decisões, começando pela sua família, até grandes autoridades de sua nação e região, passou por grandes sofrimentos.
LIÇÃO PRÁTICA:
Anselmo de Cantuária nos mostra que as oposições que sofremos, são para nosso ajuste ou crescimento. As convicções que Deus coloca em nossas vidas precisam ser levadas a sério, não permitindo a nós desistir pelos reveses da jornada. Anselmo nos ensina, que para uma grande missão é necessária uma grande dedicação, tornando assim o nosso esforço a métrica para a diferença que poderemos fazer no mundo.
TIRA DÚVIDAS:
Anselmo é tão grandemente reconhecido que o aniversário da sua morte é celebrado pela Igreja Católica, pelos anglicanos e por algumas linhas do luteranismo.






































Comentários