DIETRICH BONHOEFFER
- Gabriel Oliveira | Teólogo
- 9 de set. de 2019
- 2 min de leitura
“Erga a voz em favor dos que não podem se defender”
QUEM FOI:
Dietrich Bonhoeffer um alemão, que aos 14 anos de idade teve a certeza em seu coração que gostaria de ser ministro do evangelho, partindo para a graduação em Teologia, aos 21 anos já havia concluído o seu doutorado, se tornou professor e pastor.
Apesar de Bonhoeffer ter sua formação teológica muito avançada e com muita experiência em trabalhos com igrejas fez a seguinte declaração “Algo aconteceu, algo que mudou e transformou a minha vida... Eu descobri a Bíblia”. O que demonstrava que apesar de erudito na teologia necessitava verdadeiramente conhecer a Deus.
ÉPOCA EM QUE VIVEU:
Viveu em um período singular na história da humanidade, na época em que o partido nazista foi eleito de forma democrática e logo modificou a constituição se tornando assim o único poder na Alemanha. O líder de toda essa operação foi Adolf Hitler.
O fato é que a Alemanha viveu grandes glórias econômicas e sociais sob o comando de Hitler. Este chefe de estado se aproveitou que o cristianismo estava difundido pela Alemanha, que buscou usar a seu favor criando uma igreja única e nacional que estaria no controle do estado.
PRINCIPAIS VIRTUDES:
Bonhoeffer não se calou diante da impunidade ariana e do antissemitismo, antes disso se tornou parte da Igreja Confessante (uma pequena parte da igreja que não apoiou o nazismo). Mesmo sendo perseguido criou seminários para formar líderes verdadeiramente cristãos. Com a oportunidade de fuga para outro país decidiu ficar na Alemanha e ser exemplo na luta contra o nazismo.
PRINCIPAIS DIFICULDADES:
Dietrich foi extremamente perseguido pelo exército alemão.
LIÇÃO PRÁTICA:
Dietrich Bonhoeffer nos ensina que falar a respeito de Deus não significa conhecer a Deus, para isso é necessário o conhecimento das escrituras, e em segundo, andar com Deus exige mais do que um ritualismo religioso, é necessário estabelecer a vontade de Deus em todos os âmbitos da Sociedade.
TIRA DÚVIDAS:
Bonhoeffer foi enforcado em 09 de Abril de 1945, um mês antes da rendição alemã na 2ª Guerra mundial. Além disso, é acusado por algum envolvimento com a operação Valquíria (plano que fracassou na tentativa de execução de Adolf Hitler)






































Comentários